Sobrevivência Familiar

Plano de Sobrevivência Familiar. Você sabe por que é tão importante ter um?

Imagina comigo um cenário! O vento lá fora uiva, enquanto a chuva gelada cai pela janela.
Você estende a mão para acender as luzes da sala fria, mas elas não acendem. Debaixo das cobertas, você caminha até o chuveiro e descobre que não há água. Além do barulho do vento e da chuva, ouve-se sons de pânico nas ruas lá fora. Você olha pelo vidro e vê carros passando velozes pela rua, passando por pessoas carregadas com todo tipo de bagagem. Sua mente dispara conforme você percebe a realidade, mas você não entre em pânico.

Saiba mais sobre como viver fora do sistema. Clique na imagem.

Coloque em ação um Plano de Sobrevivência Familiar

Antes de mais nada, colocando em ação um plano de sobrevivência familiar, você se prepara com antecedência, para uma eventual emergência. Pois, o mesmo pode não acontecer com o resto das famílias em sua vizinhança.

A primeira regra de ordem é localizar sua família e descobrir o máximo que puder sobre o que está acontecendo lá fora. Embora a maioria de nós não anseie por tal cenário, no fundo temos uma suspeita de que a probabilidade é crescente.

Considere as variações climáticas

Mesmo assim, quando pensamos no planejamento de estratégias de sobrevivência em emergências, o fator mais negligenciado tende a ser o clima. Aliás,é improvável que o céu lá fora esteja limpo com um toque de brisas quentes quando ocorrer um desastre ou catástrofe.

Portanto, antes de cada etapa, considere as variáveis dos diversos ambientes climáticos nos quais você precisará sobreviver.

Liderança e Trabalho em Equipe

Devido ao caos de vários cenários e localizados todos os membros de sua família, cada pessoa deve receber funções e deveres específicos. Isso ajudará a tirar suas mentes do pânico atual e focar sua atenção na tarefa em questão. Planeje vários pontos de encontro que sejam realistas e próximos, caso nem todos estejam em casa no início do evento.

Quem quer que seja o líder de sua equipe de sobrevivência, deve começar a se certificar de que cada membro está cumprindo sua tarefa. Mesmo que você tenha traçado o plano perfeito, os primeiros momentos de um evento podem fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso. Além disso, faça simulações de tempos em tempos e confira o equipamento.

Montando e aprendendo como usar materiais de sobrevivência

Conheça o Guia completo que vai ajudar você a se preparar com eficiência!


Muito antes de seu plano ser colocado em ação, existem vários fundamentos básicos que precisam ser planejados. Essas coisas incluem água, comida, combustível, abrigo, identificação pessoal e segurança.

A importância da água

A saber, existem muitos métodos diferentes para armazenar água e cozinhar alimentos, então determine qual solução é a melhor para o seu plano. Um galão de água, por pessoa, por dia, é considerado a quantidade mínima de água que você deve estar preparado para fornecer. Sendo assim, reserve um tempo para aprender sobre os diferentes métodos de purificação da água e, em nenhuma circunstância, deve pensar em beber qualquer água que você acredite ser questionável.

Comida de Emergência

Da mesma forma, os alimentos liofilizados ou desidratados, semelhantes aos que os mochileiros usam, estão entre os melhores tipos de alimentos para armazenar.

Como o tamanho das famílias varia muito, é importante que você determine a quantidade certa e os tipos de alimentos que precisa armazenar. Tente planejar refeições simples, mas nutritivas, e inclua muitos alimentos básicos, incluindo arroz, feijão e grãos. Quando você tiver comprado ou preparado os estoques de alimentos necessários, certifique-se de que eles estejam selados em recipientes que possam ser portáteis e protejam contra insetos, roedores ou outros animais.

Saiba mais sobre como identificar plantas de forma rápida, precisa e profissional, através da CHAVE DE IDENTIFICAÇÃO DE PLANTAS.

Não se engane pela aparêcia: planta venenosa!

Prevenção de Incêndios e Primeiros Socorros

Semelhantemente, ter conhecimento sobre combate e prevenção de incêndios e primeiros socorros é fundamental, em situações de emergência. Isso pode realmente ser a difrença na hora de salvar uma vida! Pois, em uma situação de caos, você pode atuar preventivamente.

Prepare-se para a prevenção ou combate a situações de incêncio e primeiros socorros, com a BRIGADA DE INCÊNDIO E PRIMEIROS SOCORROS.

Além disso, conheça também o Programa de Treinamento voltado às mães, pais, educadores ou qualquer pessoa que tenha uma criança pequena ou um bebê sob a sua responsabilidade. Nesse Programa você vai aprender sobre segurança, prevenção de acidentes, mas principalmente sobre Primeiros Socorros, ou seja, tudo que é preciso saber para agir de forma rápida e eficiente em caso de emergência envolvendo uma criança ou um bebê.

Saiba mais sobre PRIMEIROS SOCORROS APLICADOS A CRIANÇAS PEQUENAS E BEBÊS

Prepare-se! Previna-se! Aprenda a sobreviver e cuide da sua família!

Deixe uma resposta